close
close

Perguntas Frequentes (FAQ)

Confira as perguntas abaixo ou faça download do arquivo em PDF clicando aqui.

Em média, a roda forjada de alumínio pesa metade do peso da roda de aço. São 23 Kg da roda forjada de alumínio Alcoa contra 44kg da roda de aço.

Ao verificar a relação custo/benefício, perceberá que a diferença de valor acaba sendo vantajosa. Ao utilizar rodas forjadas de alumínio, por exemplo, o frotista terá um retorno (payback) de seu investimento em um curto espaço de tempo. Com as rodas forjadas de alumínio, ele poderá levar quase uma tonelada a mais de carga. Isso significa menos viagens e maior economia de combustível, entre outras vantagens. Outro item que poucos avaliam é a pintura. As rodas forjadas de alumínio eliminam esse processo, assim como o material e a mão de obra utilizada. Agora, imagine este valor para uma frota composta por 100 caminhões ou até mesmo 50 ônibus. Várias empresas já deram seus depoimentos sobre os benefícios obtidos após terem substituído as suas rodas de aço por modelos de alumínio da Alcoa.

Não. As rodas forjadas de alumínio Alcoa garantem uma resistência 5x maior que as rodas de aço, devido ao processo de produção forjado, onde a roda é produzida a partir de um bloco único de alumínio, sem a necessidade de solda. Já as rodas de aço são mais fracas, pois possuem solda e são produzidas por meio de um processo que deixa o material mais frágil.

É muito comum, a comparação de rodas forjadas de alumínio com rodas de liga leve para veículos de passeio, no entanto, a composição do material desses dois modelos, bem como o processo de produção, são diferentes. Quando falamos em rodas forjadas de alumínio para caminhões e ônibus, temos uma composição com quase 97% da liga de alumínio que passam pelo processo de forja, imprimindo um caráter de resistência e solidez. As rodas de liga leve para veículos de passeio são fundidas, onde o resultado final é uma roda porosa. Podemos comparar as rodas de liga leve com as rodas de alumínio, fazendo uma relação entre dois tipos de madeira, a compensada (roda de aço) e a maciça (roda forjada de alumínio).

Os materiais forjados apresentam maior resistência à fadiga em relação aos fundidos devido à ausência de porosidade e à microestrutura mais refinada e homogênea obtida por esse processo. As rodas forjadas são produzidas a partir de um bloco único de metal por forjamento a quente, operações de tratamento térmico (que maximiza as propriedades de resistência mecânica) e usinagem de alta precisão (que assegura que cada roda seja perfeitamente balanceada proporcionando maior conforto ao dirigir).

A principal diferença está no processo de fabricação, as rodas Alcoa possuem o maior nível de tecnologia mundial em fabricação de rodas forjadas de alumínio, com zero porosidade. Já as rodas fundidas apresentam uma menor tecnologia resultando em poros na estrutura da peça, comprometendo assim sua qualidade. A porosidade das rodas fundidas, resultam em um peso, em média, 30% maior quando comparadas as rodas forjadas, que possuem um alto grau de compactação.

Não. Com maior capacidade de propagação de calor das rodas forjadas de alumínio, os pneus trabalham, em média, em temperaturas inferiores quando comparados às de rodas de aço. Podemos comparar essa mesma situação quando temos duas panelas feitas de materiais diferentes. As fabricadas em aço, demoram mais para esquentar, no entanto mantém sua temperatura elevada por muito mais tempo quando comparada a panela de alumínio.

O flange é a área de maior atrito entre o pneu e a roda, desta forma, o constante atrito nessa região pode ocasionar a formação de vinco. Esse tipo de situação é mais comum em aplicações onde a carga se movimenta (Tanques e Veículos Urbanos). Vale lembrar que esse desgaste não é comum e deve ser avaliado em cada aplicação da roda, inclusive com a verificação periódica da pressão dos pneus, pois se a mesma estiver abaixo da recomendada, poderá proporcionar condições para a formação dos vincos. Um ponto importante é que o vinco pode ser facilmente removido apenas lixando a flange da roda a cada troca de pneu. A Alcoa Rodas possui um gabarito para auxiliar nesse processo que pode ser solicitado pelo telefone 0800 724 7632.

Para aplicações onde existe uma movimentação da carga transportada, é importante verificar com certa frequência as condições do aro da roda (flange), onde pode ocorrer um desgaste devido ao atrito com o talão do pneu. O desgaste excessivo pode ser determinado utilizando-se o medidor de desgaste e os procedimentos aprovados pela Alcoa, que podem ser solicitados através do nosso canal de atendimento 0800 724 7632. Além dessa manutenção é recomendada a limpeza e polimento periódico para prolongar a vida útil das rodas.

As rodas de alumínio Alcoa trabalham em média 20 graus mais frias, aumentado em até 10% a vida útil dos pneus.

Quanto mais leve o veículo, menor o esforço do motor. Desta forma, quando o peso é reduzido no eixo do caminhão, o motor fará menos esforço para sair da inércia e durante todo o trajeto do veículo. Menor esforço do motor é igual a menor consumo de combustível.

Sim. Pois quando a redução de peso acontece em componentes na linha do eixo do veículo, o esforço do motor é sempre menor. Para isso podemos apresentar o seguinte exemplo:

- Em qual situação você cansaria mais em uma maratona:

a. Correndo com um peso de 10kg nas costas

b. Correndo com um peso de 10kg nas pernas

A resposta para essa pergunta é a alternativa “b”. Da mesma forma acontece no veículo, ou seja, é muito mais fácil movimentar o caminhão quando você reduz o peso das “pernas” dele, que neste exemplo, pode ser comparada ao conjunto roda e pneu.

Não. Além de garantirem um brilho superior, as rodas de alumínio Alcoa não precisam ser pintadas, apenas ter uma limpeza em tempo regular para manter a aparência e polimento.

Sim. A Alcoa Rodas oferece uma garantia de 5 anos sem limite de KM, a partir da data da NF de venda.

Essa resposta depende muito da aplicação e dos cuidados com a roda durante a utilização no veículo. Temos registros de rodas produzidas há mais de 30 anos que ainda estão em circulação.

As rodas forjadas de alumínio Alcoa são fabricadas no México, Hungria e Estados Unidos.

Sim. As rodas 22,5x8,25 podem ser utilizadas tanto nos Pneus 275, 295, 11R e 12R. Essas indicações podem variar de acordo com o fabricante do pneu, portanto, é importante checar o manual de serviço da marca do pneu.

Todas as rodas forjadas de alumínio Alcoa têm 10 furos de fixação.

Sim, mas como o alumínio possui maior capacidade de dissipação de calor quando comparado ao aço, não há necessidade de furos maiores para ventilação.

As rodas forjadas de alumínio são mais grossas que as rodas de aço, portanto, na maioria dos casos, é necessária a troca dos prisioneiros (parafusos) por peças mais longas. Vale lembrar que alguns veículos já saem de fábrica com os prisioneiros (parafusos) alongados, dispensando a necessidade da troca destes componentes. Em alguns casos, quando a substituição das rodas de aço por rodas de alumínio é efetuada em todos os eixos do caminhão, é possível utilizar os prisioneiros do eixo traseiro para obter a montagem adequada no eixo dianteiro, desta maneira, para montar as rodas em todos os eixos do veículo, serão necessários prisioneiros novos somente para o (s) eixo (s) traseiros.

Não recomendamos nenhum produto específico para o polimento de rodas. A única recomendação é a limpeza periódica com água, sabão e qualquer produto não alcalino. A Alcoa não comercializa nenhum produto específico para o polimento, no entanto, é importante salientar que as rodas forjadas mantem o brilho por mais tempo devido a ausência de porosidade em sua superfície.

Não. As rodas forjadas de alumínio Alcoa podem ser aplicadas em qualquer eixo, tanto na parte interna como na parte externa de caminhões, implementos e ônibus.

As rodas forjadas de alumínio Alcoa só podem ser utilizadas em pneus sem câmara.

Não. As rodas forjadas de alumínio seguem a mesma especificação de calibragem recomendada pela ALAPA, estampada na parte interna das rodas forjadas de alumínio Alcoa.

Não é possível fazer a substituição, sem a troca do cubo, devido ao dimensionamento específico para as rodas raiadas.

Não. A Alcoa Rodas não comercializa no Brasil nenhum tipo de acessório para as rodas forjadas de alumínio.

Sim. Todas as rodas Alcoa têm certificação do INMETRO, determinada por lei federal, pois se trata de um item que influência na segurança do veículo. Não é permitida a comercialização de rodas sem a certificação do INMETRO.

Sim. As rodas forjadas de alumínio Alcoa são as únicas homologadas em todos os fabricantes de implementos e nas principais montadoras: Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen, MAN, Ford e BYD.

close